Ponte de Tembe, Moçambique

  • Localização: Distrito de Boane, Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P.
  • Âmbito: Inspecção de estrutura existente, Traçado Ferroviário, Estudos Geotécnicos, Drenagem, Fiscalização dos trabalhos de construção da ponte e da via-férrea
  • Área: 1037m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2021-2022
  • Construção: 2022-2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: MOTA-ENGIL ÁFRICA
  • Dimensão: 170m de extensão, 20m vão máximo

Ponte de Tembe, Moçambique

  • Localização: Distrito de Boane, Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P.
  • Âmbito: Inspecção de estrutura existente, Traçado Ferroviário, Estudos Geotécnicos, Drenagem, Fiscalização dos trabalhos de construção da ponte e da via-férrea
  • Área: 1037m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2021-2022
  • Construção: 2022-2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: MOTA-ENGIL ÁFRICA
  • Dimensão: 170m de extensão, 20m vão máximo

A Ponte ferroviária sobre o Rio Tembe, localiza-se no Ramal de Salamanga, sendo uma ramificação da linha de Goba, ligando Boane e Salamanga no Sul de Moçambique.

Trata-se de uma nova Ponte, construída a montante e paralelamente à ponte original que possuía patologias graves e um avançado estado de degradação, o que justificou a opção pela sua substituição integral.

A obra possuí um tabuleiro em secção mista, tendo sido executada por “lançamento incremental” da estrutura metálica, a partir da margem esquerda. Em termos de modelação, possuí 9 vãos (vãos extremos de 15m e vãos centrais de 20m cada) totalizando uma extensão de ponte de 170.0m. A Ponte acomoda uma via simples, balastrada.

A Empreitada incluiu ainda a execução do restabelecimento ferroviário, para ligação da linha existente à nova Ponte, numa extensão total de cerca de 1.000m. Devido ao cenário geotécnico muito desfavorável, e face à grandeza dos assentamentos diferidos previstos, foram adoptadas medidas de pré-carga para acelerar o processo de consolidação.

A MZBETAR assumiu a Fiscalização da Obra e a Assessoria Técnica ao Dono de Obra, tendo ainda assumido o Projecto do restabelecimento ferroviário e tratamento de fundações.

Outros projectos

Construção de segunda ponte sobre o Rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

Construção de segunda ponte sobre o Rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

Ver mais
PONTE B35 sobre o Rio Rivi Rivi, Malawi

PONTE B35 sobre o Rio Rivi Rivi, Malawi

Ver mais
Reabilitação das Passagens Superiores Pedonais na Gare do Oriente

Reabilitação das Passagens Superiores Pedonais na Gare do Oriente

Ver mais
Ponte ferroviária de D. Ana sobre o rio Zambeze

Ponte ferroviária de D. Ana sobre o rio Zambeze

Ver mais
Ponte Metálica da Chamusca sobre o Rio Tejo

Ponte Metálica da Chamusca sobre o Rio Tejo

Ver mais
Ponte de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima

Ponte de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima

Ver mais
Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional