Concurso para nova Ponte sobre o Rio Douro

  • Localização: Porto, Portugal
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Pontes ferroviárias
  • Promotor: Metro do Porto
  • Âmbito: Projecto de Estruturas; Geotécnico; Hidrológico e de Drenagem
  • Projecto: 2021
  • Dimensão: 846m de extensão

Concurso para nova Ponte sobre o Rio Douro

  • Localização: Porto, Portugal
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Pontes ferroviárias
  • Promotor: Metro do Porto
  • Âmbito: Projecto de Estruturas; Geotécnico; Hidrológico e de Drenagem
  • Projecto: 2021
  • Dimensão: 846m de extensão

Para dar resposta ao Concurso Público Internacional para a elaboração do Projecto de Execução da Ponte sobre o Rio Douro, e acessos entre o Porto (Campo Alegre) e Vila Nova de Gaia (Candal), na sequência do desenvolvimento da nova linha de metro (Casa da Música – Santo Ovídio), a Betar procurou integrar a melhor solução estrutural num conceito que respeitasse toda a herança do local, o que nos valeu um meritório 3º lugar.

Procurou-se um enquadramento perfeito do local, respondendo às condicionantes históricas do território. A proposta para a nova ponte, para além de permitir a travessia da linha do Metro em via dupla betonada ao longo de 846m, assegurava também a circulação pedonal e ciclável, com passeios amplos, e a circulação de veículo de emergência.

A solução final levada a concurso consiste numa estrutura mista aço-betão porticada, com pilares V assimétricos implantados nas margens e que permitem encurtar o vão central das vigas-caixão do tabuleiro. A solução é esbelta e arrojada com simplicidade formal, graças à clareza do desenho na articulação da superestrutura com os suportes tridimensionais, constituídos por pilares de geometria variável que conjuga o V longitudinal com o V invertido na direcção transversal. O tabuleiro assume-se igualmente como um gesto único, que continua sobre as encostas suportado por discretos pilares facetados, mais neutros e anónimos, quase imperceptíveis. O guarda-corpos, foi desenhado como uma grelha que transparece a luz logo acima do plano do tabuleiro, tal como o esquema de iluminação foi concebido para realçar as linhas simples estruturantes da travessia.

O vão central apresenta no topo 240m e entre a base dos pilares principais cerca de 407m. A concepção do processo construtivo previa a construção dos maciços de fundação e dos pilares metálicos tubulares com torres provisórias estaiadas e posterior betonagem do seu interior. Seguia-se a colocação de trechos de tabuleiro içados a partir das margens, suspensos provisoriamente em mastros atirantados, posteriormente soldados. O trecho central seria também içado a partir das consolas longitudinais já realizadas e posteriormente conectado à laje do tabuleiro e às consolas transversais realizadas em laje ortotrópica.

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