Drenagem e Taludes do Nó rodoviário de Inchope
- Localização: Inchope, Distrito de Gondola, Província Manica, Moçambique
- Solução: Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
- Promotor: ANE - ADMINISTRAÇÃO NACIONAL DE ESTRADAS
- Cliente: REVIMO-Rede Viária de Moçambique
- Âmbito: Projecto de execução de drenagem e de estabilização de taludes, Fiscalização residente
- Projecto: 2020
- Construção: 2021
- Construtor: China State Construction Engineering Corporation Mozambique Limited
- Ver no Google Maps
Drenagem e Taludes do Nó rodoviário de Inchope
- Localização: Inchope, Distrito de Gondola, Província Manica, Moçambique
- Solução: Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
- Promotor: ANE - ADMINISTRAÇÃO NACIONAL DE ESTRADAS
- Cliente: REVIMO-Rede Viária de Moçambique
- Âmbito: Projecto de execução de drenagem e de estabilização de taludes, Fiscalização residente
- Projecto: 2020
- Construção: 2021
- Construtor: China State Construction Engineering Corporation Mozambique Limited
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O Nó do Inchope permite o desnivelamento e interligação de duas das principais estradas de Moçambique, a estrada N1 (que permite a ligação Norte/Sul) e a estrada N6 (que liga a cidade da Beira à fronteira de Machipanda com o Zimbabwe).
Antes da intervenção de melhoramento os taludes registavam diversos problemas de escorregamentos e erosão - colocando em risco a estabilidade da plataforma rodoviária no seu topo – e a drenagem do Nó revelava-se insuficiente e com diversos problemas de funcionamento.
Neste contexto, a REVIMO – concessionária da estrada N6 – solicitou à BETAR a realização de uma Inspecção de avaliação da condição do Nó e a definição de medidas de mitigação dos problemas que se registavam. A BETAR desenvolveu um Projecto de Melhoramento dos Taludes e da Drenagem do Nó de Inchope, cujo âmbito envolveu a reformulação integral do sistema de Drenagem e a construção de órgãos adicionais (como bacias de dissipação, descidas de taludes, dissipadores de energia, etc) bem como a implementação de diferentes estratégias de estabilização e reforço dos taludes, entre outros, pelo recurso a soluções de betão projectado com pregagens, adopção de grelhas “geocells”, revestimento em pedra argamassada, alteração de inclinação de taludes e reperfilamento geral.
Durante a obra, a equipa da BETAR assumiu, ainda, a função de Fiscalização, acompanhando no local a obra e realizando o Controle de Qualidade, de Quantidades e de Planeamento.