Ponte pedonal sobre o rio Sizandro em Torres Vedras

  • Localização: Torres Vedras, Portugal
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Passagens pedonais e elevadores públicos
  • Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras
  • Cliente: PROGITAPE
  • Âmbito: Projeto de Estruturas, Estudos Geotécnico e de Drenagem
  • Área: 1 400 m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2008/2009
  • Construção: 2013/2014
  • Fotografia: OLIVEIRAS S.A.
  • Construtor: OLIVEIRAS S.A.
  • Dimensão: 218 m de extensão, 30m vão máximo
  • Ver no Google Maps

Ponte pedonal sobre o rio Sizandro em Torres Vedras

  • Localização: Torres Vedras, Portugal
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Passagens pedonais e elevadores públicos
  • Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras
  • Cliente: PROGITAPE
  • Âmbito: Projeto de Estruturas, Estudos Geotécnico e de Drenagem
  • Área: 1 400 m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2008/2009
  • Construção: 2013/2014
  • Fotografia: OLIVEIRAS S.A.
  • Construtor: OLIVEIRAS S.A.
  • Dimensão: 218 m de extensão, 30m vão máximo
  • Ver no Google Maps

No âmbito da implementação do programa Polis de Torres Vedras, esta ponte pedonal integra-se no projecto de requalificação do parque do Choupal. A travessia permite a criação de uma acesso pedonal e ciclável ao Páteo Alfazema atravessando o rio Sizandro e a Estrada Nacional 9.

Na génese do processos de concepção desta obra foram tidos em consideração não só os aspectos funcionais, no que respeita à segurança, qualidade estrutural, custo e prazo, mas também de estética e de integração ambiental. Dado este contexto, e considerando a baixa altura ao solo e os condicionamentos da ocupação do espaço em meio urbano e, ainda, o atravessamento do Rio Sizandro, na solução adoptada estão embutidos os conceitos de esbelteza da superstrutura e de transparência da meso estrutura.

A obra estende-se por 218m divididos em 8 vãos e segue um traçado circular como um meandro do rio.
O tabuleiro é composto por uma nervura em betão armado pré-esforçado com 1.0m de espessura máxima e duas consolas de espessura variável.
Os pilares têm secção ortogonal alongada e estão fundados em estacas que atingem o substrato Jurássico a cerca de 25m de profundidade.

Na margem direita do Rio, a cerca de metade de toda a extensão da ponte pedonal ergue-se um edifício com um acesso directo ao tabuleiro.

Em face da sua extensão a obra foi dimensionada e executada tramo-a-tramo.

Outros projectos

Reabilitação e Reconversão da Ponte da Portela sobre o Rio Mondego

Reabilitação e Reconversão da Ponte da Portela sobre o Rio Mondego

Ver mais
Substituição da Ponte ao pk74+100 da Linha de Ressano Garcia

Substituição da Ponte ao pk74+100 da Linha de Ressano Garcia

Ver mais
Reabilitação de 16 pontes no troço entre Limbe e Nkaya no Malawi

Reabilitação de 16 pontes no troço entre Limbe e Nkaya no Malawi

Ver mais
Reabilitação da Ponte de Tirantes sobre o Rio Arade

Reabilitação da Ponte de Tirantes sobre o Rio Arade

Ver mais
Construção de segunda ponte sobre o Rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

Construção de segunda ponte sobre o Rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

Ver mais
Subconcessão Litoral Oeste

Subconcessão Litoral Oeste

Ver mais
Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional