Nova Ponte de Metuchira e Estrada de Acesso na N6

  • Localização: Manica, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Vias rodoviárias, Pontes rodoviárias
  • Promotor: REVIMO – REDE VIÁRIA DE MOÇAMBIQUE
  • Cliente: CSCEC – CHINA STATE CONSTRUCTION ENGINEERING CORPORATION
  • Âmbito: Projeto de Estruturas e de Traçado Rodoviário
  • Área: 425 m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2021
  • Construção: 2023 – em curso
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: CSCEC – CHINA STATE CONSTRUCTION ENGINEERING CORPORATION
  • Dimensão: 1535m de extensão, 15m de vão máximo

Nova Ponte de Metuchira e Estrada de Acesso na N6

  • Localização: Manica, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Vias rodoviárias, Pontes rodoviárias
  • Promotor: REVIMO – REDE VIÁRIA DE MOÇAMBIQUE
  • Cliente: CSCEC – CHINA STATE CONSTRUCTION ENGINEERING CORPORATION
  • Âmbito: Projeto de Estruturas e de Traçado Rodoviário
  • Área: 425 m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2021
  • Construção: 2023 – em curso
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: CSCEC – CHINA STATE CONSTRUCTION ENGINEERING CORPORATION
  • Dimensão: 1535m de extensão, 15m de vão máximo

A nova ponte rodoviária sobre o rio Metuchira localiza-se na Província de Manica, posto administrativo do Inchope ao pk 145+895 da estrada N6. Localiza-se a cerca de 140 km da cidade da Beira, e visa permitir a duplicação da estrada N6 neste troço, para além de introduzir melhorias no traçado de acesso imediato à nova Ponte, procurando dessa forma reduzir o elevado índice de acidentes que se regista neste troço.

Por requisito do cliente, a nova Ponte foi construída a montante e paralelamente à ponte original. A obra possuí um tabuleiro em betão armado composto por 4 vigas, tendo sido executada “in situ” através de uma estrutura de suporte de cimbres ao solo. Em termos de modelação, possuí 3 vãos contínuos (vãos extremos de 10,50 m cada e vão central de 15,00 m) totalizando uma extensão de ponte de 36,0m. Como solicitado, a nova ponte possuí uma largura total de 11.8m, composta por uma via (faixas e bermas) com 8,80m, passeios de 1,5 m cada (incluindo a guarda de segurança).

A Empreitada incluiu ainda a execução dos acessos à ponte, na estrada N6, e numa extensão total de cerca de aprox. 1500m (Lado de Machipanda= 870,78 m e lado Beira= 628,22 m). A nova estrada possuí um perfil transversal composto por 2 faixas de circulação (3.4m cada) com bermas de 1.5m em cada lado. Incluiu a realização de trabalhos de traçado, terraplenagens, drenagem, sinalização e segurança, e pavimentação (mantendo a solução de pavimento original da estrada N6 neste local, conforme requisito do cliente).

A BETAR realizou o Projecto da Ponte e Estrada, e assumiu a Fiscalização da Obra com Assessoria Técnica ao Dono de Obra.

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